Desde já, o que NÃO é Branding:

  • Marketing
  • Design
  • Logotipo, símbolo de marca e slogan
  • Conversa puramente abstrata
  • Abster-se do lucro
  • Ações desconectadas com vendas
  • Relações públicas
  • Governança corporativa
  • Pesquisa de mercado
  • Papo de gente legal, boazinha ou politicamente correta

Embora, certamente, conte com elementos relevantes de alguns desses pontos, o Branding é, acima de tudo, uma poderosa ferramenta holística para o crescimento sustentável do negócio.

BRANDING

Branding, em suma, é um conjunto de conceitos e técnicas que, trabalhado harmoniosamente e por meio de um consistente processo cultural, visa construir ou reposicionar marcas com eficácia.

Elas podem ser aplicadas às empresas privadas, instituições governamentais, entidades sem fins lucrativos e pessoas.

O objetivo é diferenciar, de forma positiva, uma marca no conturbado cenário competitivo atual.

As principais consequências esperadas de um projeto estruturado de Branding são: