PagSeguro

Um exemplo recente de como as marcas são pressionadas por grandes contingentes da sociedade a se pronunciarem – emitirem uma opinião – e tomarem uma atitude a respeito, foi a revelação pela Sleeping Giants, um serviço de checagem de publicidade em sites de fake News, de anúncios do PagSeguro em veículos dessa natureza.

Mesmo sem tomarem conhecimento de todos os destinos de suas verbas publicitárias na internet em sistemas automatizados de distribuição, como é o caso de uma das modalidades do Google, as marcas não escapam do radar das pessoas.

O que elas esperam diante de tal constatação é que retirem o seu nome imediatamente dos referidos sites pois, caso contrário, estariam, de alguma forma, compactuando com os seus perfis, dinâmicas e mensagens. Em outras palavras, vinculando-se ao crime. Sim, as empresas devem estar antenadas a quem associam as suas marcas. Diga com quem andas e direi quem tu és. Pois é…

E que bom que seja assim! Utilizar a velha desculpa esfarrapada de que a marca não se mete na qualidade dos conteúdos propagados pelos veículos de mídia é, simplesmente, tirar o corpo fora. E a sociedade em geral, mais especificamente os formadores de opinião, acertadamente não aceitam esse tipo de postura.

Marca é um agente da sociedade. Deve se comportar como tal. E para isso, é preciso que contribua para o desenvolvimento saudável da coletividade. E financiamento de sites que veiculam notícias mentirosas é tolerar com a infração. Aqui, no caso do PagSeguro, tem-se o benefício de que ela não sabia. Mas soube logo em seguida e, até onde eu sei, usou a justificativa “Mandrake” acima, o que é uma vergonha.

Claro, as redes sociais reverberam e a PagSeguro já tomou as suas merecidas bordoadas e saiu com a sua marca arranhada. Não adianta ser mega eficiente, ultra tecnológica e inovadora, mas escorregar dessa maneira. Quadrinho bonitinho na recepção ou na principal sala de reunião – com a sua missão, visão e princípios – não substitui a prática do dia a dia, na qual se espera que se tenha posições claras, principalmente, sejam éticas. Fica a lição.

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